POLÍTICA

VEREADORES SUGEREM IMPLANTAÇÃO DE MÉTODO DE PAVIMENTAÇÃO BIODEGRADÁVEL EM PARAUAPEBAS

Parauapebas

 Os vereadores Elias da Construforte (PSB) e Zacarias Marques (PSDB) propuseram ao Poder Executivo Municipal, por meio da Indicação nº 213/2018, que sejam implementadas políticas públicas de pavimentação com estabilização e hipermeabilização do solo, com produtos derivados da baba do cupim, nas estradas da zona rural e área urbana de Parauapebas.

A técnica proposta utiliza agente estabilizador de solos para uso viário, à base de matérias-primas específicas 100% fabricadas no Brasil. A aplicação do material é feita sem a necessidade de reagentes químicos, é solúvel em água, biodegradável e não é inflamável, tóxica e nem corrosiva. Em termos gerais, este método de pavimentação facilita a compactação do solo e garante a sua permeabilidade.

De acordo com os vereadores, o produto utilizado recebe selo verde por respeitar as normas ambientais. Além disso, suas vantagens, quando comparado a outros materiais, é a facilidade de aplicação e redução dos custos, com economia de mais de 70% no tempo e na mão de obra de aplicação.

Tendo em vista que a nossa malha viária de vicinais é muito extensa e que proporciona um custo de manutenção de cada ano muito alto, essa técnica proporciona melhorias na qualidade de vida de nossos munícipes, com estradas de boa qualidade, diminuição de custo na manutenção do transporte escolar, com a vida útil das estradas com o referido produto de no mínimo 10 anos, e os recursos gastos serão aplicados em outras áreas”, explicam os parlamentares na justificativa da proposição.

A Indicação nº 213/2018 foi aprovada na sessão da Câmara Municipal realizada na última terça-feira (19) e será enviada para análise do prefeito Darci Lermen e da secretária municipal de Obras, Maria Silvana Souza.

 Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Lucas Dias / Ascomleg



POPULARES

Topo