MARABÁ

OPERAÇÃO HADES II RESULTA EM MAIS DE 60 PRESOS NO INTERIOR DO PARÁ

A Polícia Civil do Pará deflagrou, nesta sexta-feira (30), a operação Hades II, para combater aos pontos de tráfico de drogas no Estado. Iniciada às 6 horas da manhã, a operação levou dezenas de policiais civis às ruas de mais de 40 municípios localizados em 13 regiões do interior do Pará. A operação contou com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em pontos do chamado tráfico no varejo. Encerrada por volta de 18 horas, a operação contabilizou um total de 64 presos adultos e dois menores apreendidos no interior. Ao todo, 2,5 quilos de drogas foram apreendidos e 16 armas de fogo recolhidas. Coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI) da Polícia Civil, a operação Hades II contou em muitos município com a parceria da Polícia Militar no cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

Um exemplo do trabalho integrado foi na região do Baixo Amazonas, oeste paraense, onde a operação Hades II foi deflagada nos municípios de Santarém, Almeirim, Alenquer, Belterra, Curuá, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa. Uma equipe composta de 178 policiais civis e militares realizaram cumprimentos de 36 mandados de busca e apreensão em residências e 16 de prisão preventiva de pessoas ligadas às ações criminosas do tráfico de drogas e aos crimes relacionados ao tráfico.

No Baixo Amazonas, a operação teve a coordenação do delegado Nelson Nascimento, superintendente regional da Polícia Civil, e do coronel Heldson Tomaso, comandante do Comando de Policiamento Regional I. No total, 20 pessoas foram presas no Baixo Amazonas, dentre as quais três mulheres. Em cinco endereços, foram localizadas apreensões de drogas prontas para serem comercializadas e dinheiro em Real e em moeda estrangeira.

Foram apreendidos ainda veículos em situação suspeita. Os presos e material apreendido foram levados à 16ª Seccional Urbana de Santarém. Em Alenquer, foram realizadas duas prisões, entre elas, um dos líderes de um grupo criminoso daquele município, conhecido como “Favila”, que foi preso dentro de uma embarcação no momento em que se preparava para entregar entorpecentes no município. Outro preso é Fernando Antonio Marinho Vieira, conhecido como “Beira Mar”, que foi capturado na região de Curuá. Ele atuava como responsável em fazer a conexão do tráfico de drogas entre os municípios de Alenquer e Curuá. Em Oriximiná, foram presas oito pessoas por mandado de prisão resultante de investigações.

Ao todo, 13 endereços relacionados com atividades do tráfico foram visitados pelos policiais. Uma mulher e cinco homens foram presos em flagrante durante a operação no município. Em Juruti, a operação fechou três locais de venda de drogas, onde foram presos três homens, com drogas, armamento, equipamentos de produção de drogas para varejo, dinheiro e jóias.

Na região do Baixo Tocantins, nordeste paraense, também houve trabalho integrado entre Polícia Civil e PM. A Superintendência Regional cumpriu mandados judiciais em Abaetetuba, Barcarena, Moju e Igarapé-Miri. Nessa região, a Polícia Civil contou com apoio de três guarnições da PM que procederam ao cumprimento de 10 mandados de prisão e outros 10 de busca e apreensão. Como resultado, oito pessoas foram presas em flagrante e quase um quilo de cocaína e 150 gramas de maconha foram apreendidas, além de aproximadamente R$ 1.000 em dinheiro.

Na região do Carajás, sudeste paraense, foram cumpridos 23 mandados judiciais, entre prisões e buscas e apreensões. Mais de dez pessoas – oito homens e uma mulher – foram presas em flagrante. Foi apreendido 1,1 quilo de drogas e 42 pedras de crack. Oito armas foram apreendidas. Tudo foi levado para Marabá. Em Marabá, foram seis presos e duas armas apreendidas. Em Parauapebas, dois foram presos e duas armas apreendidas. Em Bom Jesus do Tocantins, seis armas foram apreendidas e uma pessoa foi presa. Outras prisões foram realizadas em Itupiranga e Rondon do Pará.

Na região do Guamá, nordeste do Pará, dez prisões foram efetuadas. As prisões foram realizadas nas cidades de Maracanã; São Caetano de Odivelas, Tomé-Açu; Castanhal; Santa Izabel do Pará e Colares. Na região do Capim, nordeste paraense, a operação Hades II cumpriu oito mandado de busca e apreensão em Dom Eliseu. Duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas no município.

Na região do Marajó Ocidental, a operação foi deflagrada em São Sebastião da Boa Vista, onde cinco pessoas foram presas por tráfico de drogas. No Marajó Oriental, a operação foi realizada em Soure, onde Raquel Márcia da Costa, Romildo Seabra Ribeiro e Edione Ferreira Lobato presos preventivamente pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Na região do Caeté, no nordeste paraense, a Polícia Civil deflagrou a operação em Capanema, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa de Joelson de Oliveira Lima com quem foram apreendidos aproximadamente 500 gramas de maconha. Ele foi conduzido para a Delegacia onde foi autuado em flagrante por tráfico ilícito de entorpecente. Ainda em Capanema, foi cumprido o mandado de prisão expedido contra Charles de Queiroz de Sousa. Durante o cumprimento da ordem de prisão, os policiais encontraram na casa do preso pedras de óxi de cocaína e uma balança de precisão. A representação foi feita pela Delegada Nathalia Rangel e cumprida pelos policiais da Delegacia de Capanema e da Superintendência com apoio do Serviço Inteligência do Comando de Policiamento Regional VI da PM.

Em Nova Esperança do Piriá, a equipe da Polícia Civil local prendeu em flagrante Antonio Geilton da Silva Oliveira por receptação dolosa de uma moto roubada no município vizinho de Garrafão do Norte em 16 de novembro deste ano. Ainda, no município, foi presa em flagrante Maria Selma Vieira de Souza durante cumprimento de mandado de busca e apreensão no bar de propriedade dela. Com ela, 32 pedras de óxi de cocaína e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. Dentro do bar, os policiais civis apreenderam três motos com registro de roubo. Os veículos foram encaminhados para a Delegacia para providências. Houve apreensões de drogas em Salinas e apreensão de duas armas de fogo em Garrafão do Norte.

Fonte: Polícia Civil


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


POPULARES

Topo