GERAL

NESTA SEMANA NO PARÁ METEOROLOGIA PREVÊ MUITA CHUVA E ALAGAMENTOS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta aos municípios paraenses sobre as fortes chuvas que deverão cair no Estado na semana que se inicia, persistindo a situação de alagamentos, que ocorreu durante a semana que passou.

De acordo com o coordenador do Inmet no Pará, José Raimundo Sousa, os dias 4 e 5 de dezembro, portanto, na terça e quarta-feira a previsão é de muita chuva, principalmente, nos finais de tarde, entrando pela noite e madrugada, reduzindo pela manhã.

Ele alerta as populações que habitam os municípios do sul do Pará, baixo-tocantins, baixo-amazonas e às mnargens da rodovia Transamazônica, mas também da capital e Região Metropolitana (RMB). José Raimundo afirma que a a defesa civil precisa ficar atenta porque as chuvas serão muito intensas e poderão causar mais alagamentos e mais estragos nas estradas.

Até os dias 10, 11 e 12, o sistema de meteorologia mostram que as chuvas serão distribuídas de forma irregular. Porém, a partir do dia 6, a tendência é de redução em algumas regiões.

O coordenador explica que o Inmet está monitorando o sistema e que este ano, as chuvas chegaram antes do previsto, o que mostra que está bem atípico.

O que motiva as fortes chuvas antes do período previsto, seria responsabilidade de fenômeno conhecido como alta da Bolívia, segundo o meteorologista, que causa muita instabilidade, como alagamentos e deslizamentos.

Durante a semana, os municípios de Paragominas, no nordeste paraense e de Redenção, no sudeste, enfrentaram um grande alagamento, causado pelas chuvas intensas, que acabaram desalojando várias famílias nos dois municípios.

O volume de chuva que caiu da quarta para a quinta-feira nestas duas regiões, segundo José Raimundo, representou 107% a mais que as chuvas previstas para o mês de novembro (246.5 ml por metro quadrado). Foram 45 militros por metro quadrado somente nos dois dias.

José Raimundo afirma que as chuvas da última semana de novembro, servem como parâmetro para afirmar que o mês de dezembro será intensamente chuvoso em todas as regiões paraenses.

Roma News


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


POPULARES

Topo