ECONOMIA

DARCI LERMEM DE PARAUAPEBAS RECEBE O PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR 2018

O prefeito Darci Lermen concorreu pela primeira vez e já foi o ganhador do Prêmio Prefeito Empreendedor 2018, promovido pelo Sebrae-Pa.

Confira a breve entrevista com o prefeito e o Sr. Isaías Queiroz, secretário de desenvolvimento econômico

Prefeito qual sua relação com o Sebrae?

Darci Lermen – A nossa relação com o Sebrae é estratégica, porque ele tem a expertise pra criar o ambiente de negócios que realmente possa satisfazer os empreendedores.

Por exemplo, nós temos hoje uma política de financiamento de micro crédito no município, chamado Banco do Povo, onde nós já financiamos 800 famílias, 800 empreendimentos pequenos e micros, e faltava um espaço para que a gente pudesse criar isso de forma mais consistente, e para isso foi criada a sala do empreendedor com o apoio do Sebrae que por sinal hoje é a maior sala do empreendedor do Estado do Pará.

Além disso toda a parte de desburocratização é sensacional e é por esse motivo que estamos concorrendo ao prêmio.

Pra nós o mais importante nessa relação com o Sebrae é justamente essa expertise que o Sebrae tem para nos ajudar nesse momento de crise que o país passa e também para preparar a cidade para o pós-minério.

Nós estamos muito confiantes de que isso vai trazer bons frutos. A nossa preocupação mais importante não é ganhar o prêmio. O nosso maior prêmio é poder ter o Sebrae conosco trabalhando e construindo coisas boas pra nós. Isso sim é fundamental.

É a primeira vez que concorremos ao prêmio, e só estamos concorrendo porque temos uma excelente equipe fazendo o trabalho, isso acontece através da Secretaria de Desenvolvimento-SEDEN, que é comandada pelo competente secretário Isaías de Queiroz França, que tem uma equipe muito boa, preocupada em dar condições para que o desenvolvimento aconteça.

Secretário qual trabalho que os fez chegar até e concorrer ao prêmio prefeito empreendedor?

Isaías Queiroz – Estamos concorrendo ao prêmio pela Desburocratização do Empreendedorismo, a adesão a RedeSim que nós fizemos agora no início do ano e a inauguração de nossa sala do empreendedor que é a maior do estado do Pará.

Qual a estrutura da sala do empreendedor?

Isaías Queiroz – Na verdade é um prédio de 2 andares com todos os órgãos necessários para o cidadão poder empreender, e ainda inclui duas salas uma da Associação dos Advogados, prestando assessoria jurídica e outra da Associação dos Contadores prestando assessoria contábil totalmente gratuita. E ainda uma empresa júnior da Universidade Federal Rural-UFRA, que presta uma assessoria ao empreendedor do início até o 6(seis) meses de vida, para que o empreendedor dê um upgrade em sua empresa e tenha maior chance de sucesso.

Temos também uma linda de crédito pelo Banco do Povo, é financiada pela prefeitura de Parauapebas, com juros baixíssimos que não chega a 0,5% ao ano. Hoje temos cerca de 20 colaboradores diretos, e estamos atendendo cerca de 80 empreendedores por dia.

Conheça detalhes do Projeto:

CATEGORIA: Projeto Destaque da Região Carajás II

PROJETO: Negócio da nossa gente, simples ficou!

RESUMO: O município priorizou a adesão à Rede Simples, centrado em sistematizar os processos operacionais da administração pública municipal, com vistas a desburocratizar e facilitar a abertura, alteração, baixa e licenciamento de micro e pequenas empresas. Aliado a isso, verticalizou-se os serviços de diversas instituições de apoio aos pequenos negócios locais dentro da Sala do Empreendedor, facilitando a resolução de problemas e o acesso a capacitações e consultorias aos empresários locais.

Messias GB


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


POPULARES

Topo