PARAUAPEBAS

SECRETÁRIO DE URBANISMO DAR EXPLICAÇÕES SOBRE INVESTIMENTOS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE PARAUAPEBAS

PARAUAPEBAS

Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (5), o secretário de urbanismo, Edmar Lima, respondeu perguntas da impressa sobre a iluminação pública em Parauapebas. Foi perguntado se e quando a população sentiria no bolso a redução na taxa de iluminação pública devido a modernização das lâmpadas SUPER LED’s que consomem menos energia.

O secretário da SEMURB falou sobre o desafio encontrado ao assumir a secretaria, um déficit mensal de aproximadamente R$ 200.000,00. A solução avaliada como mais viável foi a substituição das luminárias antigas, cerca de 34 mil, por lâmpadas SUPER LED’s, uma modalidade de lâmpadas LED’s mais eficientes. De acordo com o secretário, depois de concluída a substituição de todas as lâmpadas, o gasto com iluminação pública diminuirá cerca de 60%, garantindo uma economia de aproximados R$ 500.000,00 por mês, o que poderá, num futuro médio, uma redução na taxa de iluminação pública nas contas de energias dos moradores.

Edmar comentou a criação do Fundo Específico de Contribuição e Iluminação Pública (FECIP), onde serão destinados todos esses recursos oriundos de impostos de iluminação pública. Recursos que só poderão ser utilizados em melhorias como modernização, ampliação e manutenções no parque de iluminação pública, de acordo com lei federal.

O servidor explicou que as novas luminárias tem vida útil de 60 mil horas, o que corresponde a 15 anos de funcionamento. Sua garantia é de sete anos e a empresa fará a manutenção por durante cinco anos. Essas melhorias, de acordo com Edmar, garantirá caixa positivo que poderá ser investido nessa área e também poderá diminuir a taxa de iluminação pública.


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


POPULARES

Topo