EDUCAÇÃO

UMESPA REALIZA FORMATURA DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

PARAUAPEBAS

Foram mais de 100 alunos da rede pública municipal contemplados no Projeto “CULTURA E EDUCAÇÃO, JUVENTUDE EM AÇÃO”, desenvolvido pela UMESPAUnião Municipal dos Estudantes de Parauapebas, diplomados pela conclusão dos cursos: Atendente de Farmácia, Assistente de Contabilidade, Auxiliar de Recursos Humanos, Web Designer e Informática Avançada, todos com carga horária de 96 horas. Além da formatura, foram entregues documentação de 20 Grêmios Estudantis, formados nas escolas da rede municipal. O ato ocorrido na noite de sábado, 18, contou com a presença de representantes da entidade, do governo municipal, de amigos e familiares dos formandos que testemunharam mais esta conquista.

Ambos os atos faz parte do Projeto “CULTURA E EDUCAÇÃO, JUVENTUDE EM AÇÃO”, fomentado pelo governo municipal através do Convênio Número 017/2018, com recurso disponibilizado através de Emendas Parlamentares, da vereadora Joelma Leite (Nº 036/2017) e do vereador Zacarias Assunção Vieira Marques (Nº 165/2017); cujas ações propostas visam promover o fortalecimento do protagonismo juvenil, através de atividades educativas e culturais com capacitação e formação social desenvolvida aos estudantes da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do município de Parauapebas.

Diliana Pardim, fez curso de Atendente de Farmácia, e avalia como de suma importância a disponibilidade do curso de forma gratuita, pois, muitos jovens não tem condições para pagar uma formação. “É importante que a gente aproveite oportunidades como essa para depois entrar no mercado de trabalho e conseguir formações maiores”, reconhece Dilina.
Jéferson Alves, aluno do curso de Auxiliar de Recursos Humanos, diz que o aproveitamento foi ótimo e se sente capacitado para exercer a função. “Isso graças à UMESPA que nos deu esta oportunidade”, afirma Jéferson.

Lucas Cauã escolheu o curso de Auxiliar de Contabilidade, acreditando lhe facilitar a inserção do mercado de trabalho bem como auxiliar na administração das próprias finanças. “A partir do momento em que entrei no curso me apaixonei e agora penso até em fazer um curso superior na área”, reconhece Lucas.
O professor José Domingos, professor dos cursos de Auxiliar de Contabilidade e Auxiliar de Recursos Humanos, conta que vários estudantes “caíram de paraquedas” nos cursos, mas, ao longo do curso se identificaram e se apaixonaram pela área. “Ensinei aos meus alunos como lidar com pessoas, na formação de processo seletivo e ainda em como fazer uma boa administração contábil”, contou José Domingos, resumindo com a palavra GRATIDÃO tanto ao governo municipal quanto a UMESPA.

De acordo com Alessandro Lima, representante da UMESPA, o objetivo do projeto é que os jovens sejam qualificados e inseridos no mercado do trabalho, já que a grande dificuldade nesta inserção é a falta dela. “É preciso dar condições para que os jovens possam competir com igualdade e assim construir seu próprio caminho”, sintetiza Alessandro, deixando claro ainda a respeito da formação dos Grêmios Estudantis que, em sua opinião, é uma maneira de fortalecer a classe estudantil.

Outro ponto cumprido no projeto é a constituição, conscientização e Sensibilização de 20 diretorias de Grêmios Estudantis. O objetivo, de acordo com a direção da entidade, é despertar a consciência política nos estudantes que poderão ver a forma correta de reivindicar seus direitos e fiscalizar o funcionamento da coisa pública. “É na escola onde tudo deve começar. Além da alfabetização escolar, a iniciação política e as relações sociais, devem ser oferecidas aos estudantes ainda e seus primeiros anos escolares”, explica Kelen Reis, presidente da UMESPA.

Fredson Santos, representou os presidentes de Grêmios Estudantis. Em sua opinião, agora se ouvirá a voz dos estudantes para conseguir as coisas, como antes não tinha. “Isso graças à UMESPA que possibilitou a criação dos Grêmios que, além de trazer interação entre as escolas, proporcionará a apresentação das demandas feitas direto pelos estudantes”, anseia Fredson.


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


POPULARES

Topo