TECNOLOGIA

DESAFIO DE 10 ANOS É UMA ARMADILHA VITUAL?

Você já encontrou sua foto de 10 anos atrás ou está com medo de postá-la nas redes sociais por causa de uma suposta armadilha? Desde que o #10YearChallenge viralizou, famosos e anônimos mostraram como estão depois de 10 anos.

Porém, um artigo publicado por Kate O’Neill colocou água no chope de algumas pessoas. No texto escrito no Wired, ela disse que a postagem das duas fotos facilita o trabalho dos sistemas de reconhecimento facial. De acordo com a escritora, as máquinas seriam capazes de prever até como a pessoa vai envelhecer.

Será que não há um tom exagerado no ar? Aqui pra nós, a partir do momento em que a pessoa abre uma conta no Instagram e vai publicando fotos de seu rosto, ela não permite que o software tenha acesso ao processo de envelhecimento? Tudo bem, o #10YearChallenge pode facilitar o serviço por deixar as imagens lado a lado.

Em artigo no UOL, Carlos Affonso chamou a preocupação de paranoia. Ele diz que o algoritmo do reconhecimento facial é uma política pública de empresas como Facebook e Google.


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


POPULARES

Topo