CURIONÓPOLIS

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCUTE “DEMOCRACIA E SAÚDE” EM CURIONÓPOLIS

O Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Curionópolis, promoveu a 8ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A programação foi realizada nesta sexta-feira (22), na plenária da Igreja Assembléia de Deus Madureira, em Curionópolis.
O evento reuniu profissionais da saúde, representantes de classes e a comunidade em geral para debater as necessidades da população e elaborar propostas para melhoria da saúde do município.

A conferência tem como objetivo avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) no município e eleger propostas que serão enviadas à Conferência Estadual. A programação contou com palestra, mesa redonda, debates e a eleição dos delegados para a 12ª Conferência de Saúde.

Durante seu depoimento na abertura da solenidade, a secretária de saúde, Kelma Oliveira, explicou o que são as conferências de saúde. “Este evento é um dos momentos onde a sociedade civil tem o direito de voz e de opinar nas políticas voltadas para melhorias desse setor. Também é necessário reconhecer que na saúde cada esferas do governo, seja federal, estadual e municipal, tem a sua responsabilidade”, disse ela.

O prefeito Adonei Aguiar ressaltou a importância da participação popular em processos democráticos. Aproveitou a oportunidade para informar a população sobre o andamento da aquisição dos novos equipamentos para funcionamento do Hospital Municipal.

A obra de reforma foi entregue à população em dezembro de 2018, oportunidade em que foi informado que levaria em torno de 100 dias para operacionalização do prédio, devido a substituição dos equipamentos que não possuíam mais condições de uso.

“Temos evoluído no serviço oferecido em saúde no município. Um exemplo disso é que em apenas quatro meses conseguimos reconstruir nosso hospital e nosso desejo agora é entregar o prédio totalmente reestruturado com equipamentos novos. Estamos adquirindo também mais duas ambulâncias novas, mais um médico estará atendendo na comunidade de Serra Pelada. Estes são avanços que a saúde de Curionópolis tem alcançado”, informou.

Também participaram da mesa de abertura o presidente do Conselho Municipal de Saúde , Cleuton Morais, o presidente da Câmara dos Vereadores de Curionópolis, Raimundo Nonato Holanda, e o Pastor Paulino, responsável pela Igreja Assembléia de Deus Madureira. Estiveram prestigiando a programação vereadores, secretários municipais e representantes de instituições públicas e privadas.

“Eventos como esse são importantes porque são momentos que a população deve ser ouvida para dar sua opinião, mostrar seus anseios e participar de fato, para que a transformação aconteça. Curionópolis precisa disso”, contribuiu o professor de geografia Eli Carlos de Alencar.

Durante a Conferência Municipal houve a eleição para os novos conselheiros de saúde que atuarão durante o biênio 2019-2021. Também foram eleitas as propostas e os delegados que representarão o município na etapa estadual. A última etapa a ser realizada será a nacional, que chegará este ano a sua 16ª edição, que será realizada entre os dias 4 e 7 de agosto.


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


POPULARES

Topo