POLÍTICA

VEREADOR ZACARIAS MARQUES SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE CASA DE APOIO EM BELÉM PARA PESSOAS QUE FAZEM O “TFD”

PARAUAPEBAS

Por meio da Indicação n° 9/2019, o vereador Zacarias Marques (sem partido) sugeriu ao governo municipal a implantação de uma casa de apoio em Belém para hospedar pessoas que vão para a capital em busca de atendimentos médicos e hospitalares, com o auxílio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), especialmente de câncer.

De acordo com o parlamentar, a direção do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan) informou-lhe que é grande o número de pessoas que necessitam frequentemente ir a Belém em busca de tratamento de câncer ou para dar sequência no mesmo, necessitando ficar por lá diversos dias, o que acarreta custos pessoais, mesmo com o auxílio via TFD.

“Uma casa de apoio propiciará a permanência com mais conforto e menos preocupação aos que já padecem pela falta de saúde e pela luta na busca de vencer o sofrimento ao qual se submetem no tratamento. Já temos clínica especializada em Parauapebas para atender pacientes com câncer, porém, ainda não atende via convênio do SUS [Sistema Único de Saúde]. Por isso, os pacientes ainda necessitam ir para a capital. A Casa de Apoio, neste momento, atende às necessidades dos que não têm condições financeiras de pagar tratamento particular ou não possuem convênios via plano de saúde”, ressaltou Zacarias Marques.

O vereador destacou ainda que vários municípios, com potencial econômico inferior ao nosso, “já mantém uma casa de apoio em Belém, nas quais pessoas de Parauapebas têm conseguido se alojar, até que seja descoberta sua origem, pois tão logo sejam identificadas são convidadas a se retirar”.

A Indicação n°9/2019 foi aprovada e será encaminhada para análise do secretário municipal de Assistência Social, Jorge Benício, e do prefeito Darci Lermen.

Por: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva /


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


POPULARES

Topo